Crie a persona IDEAL para o seu negócio


Quando a Zíper Comunicação Estratégica recebe um novo cliente, os primeiros questionamentos são esses: como direcionar a comunicação da minha empresa, para o meu público ideal? Que realmente tem desejo de consumir o meu produto ou que tem o perfil para ser meu futuro cliente? Como faço para oferecer a solução que ele precisa, sem atirar para todo lado?

Com o surgimento do marketing via Internet e com o excesso de ofertas de produtos e serviços nesse meio, o consumidor que antes recebia tudo como novidade, hoje tornou-se mais seletivo. Ele é mais exigente na questão do consumo de produtos/serviço e também de informações, selecionando tudo de acordo com os seus desejos, frustrações, demandas e necessidades.

Para atender essa nova demanda do consumidor e para fazer uma comunicação dirigida, personalizada e com o objetivo em oferecer a solução que faça sentido para o cliente, as empresas estão criando personas.

Personas, como a palavra já fala, são personagens criados a partir de informações de um público real ou idealizado. Cada persona terá características que o seu público tem, como por exemplo: interesses, objetivos, faixa etária e salarial, desejos, sexo, etc.

O importante na criação das personas são os detalhes, quanto mais tiver, melhor ficará. Um bom exercício a se fazer é imaginar como se fosse escolher uma peça de roupa para um amigo. Você imagina quais são os tipos de manga que ele mais usa, as cores que mais gosta, tipo de lugar que gosta de comprar roupas. Não é assim? Pois é, imagine em detalhes o seu cliente ou tipos de clientes. Fazendo uma ou mais persona, de acordo com a característica do seu negócio, você consegue oferecer um produto que realmente vai ajudá-los a resolver seus problemas ou seus desejos. Assim, com a persona ou personas criadas, você direciona a sua comunicação tanto na loja, quanto na internet, do jeito que seu público é. Sem ficar atirando para todo lado. Você com certeza irá reduzir seu tempo e dinheiro, além de ser mais efetivo, pois uma comunicação dirigida atrai mais vendas, mais tráfego para o site e público para as fanpages.

Abaixo as principais informações para se criar uma persona e um exemplo para ajudar a exemplificar. Lembre-se, quanto mais informação melhor:

- Qual é o seu negócio? Exemplo: Escola de Inglês

- Escolha o sexo da persona. Exemplo: Mulher ou Homem

- Crie um nome. Exemplo: Se for mulher: Fernanda

- Crie uma faixa etária que ela está. Exemplo: Ela tem entre 20 e 22 anos

- Qual é a faixa salarial da persona? Exemplo: 2 salários mínimos

- Onde mora? Exemplo: Em Belo Horizonte

- Como é a família? Exemplo: Ela é solteira e mora com os pais

- Qual é o nível de educação? Exemplo: Estudante universitária

- O que ela gosta de fazer? Exemplo: Sair com os amigos e viajar.

- Onde ela busca os produtos ou informações que precisa? Exemplo: na Internet

- Qual dispositivo ela mais acessa as informações que precisa? Exemplo: no celular ou tablet.

- Quais redes sociais ela mais usa? Exemplo: Facebook e Twitter

- Quais são os seus objetivos? Exemplo: Ela quer formar e viajar pelo mundo.

- Quais são as suas frustrações? Exemplo: Ela estuda e trabalha e não tem tempo em aprender uma segunda língua.

- Como posso ajudá-la a resolver sua frustração? Exemplo: oferecer aulas aos Sábados ou on line.

Com todas essas informações, você pode criar estratégias que irão atender a "Fernanda" nas suas demandas e necessidades, com layouts e tipos de conteúdos que interessa a ela, pela sua idade, condição financeira e localização. Não ficou mais fácil?

Agora é com você! Pegue um tempo do seu dia, crie as suas personas e comece a fazer diferença no mercado!

Boa sorte!

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

zipercomunicacao@gmail.com

+55 31 99928-0010 (Whatsapp)