Storytelling: a arte de contar uma história


Para uns ser efetivo na comunicação é possuir vários veículos, com publicações diárias, cheias de informações, estratégias e notícias. Muita gente para alcançar e muita coisa pra divulgar.

Mas, você lê tudo que recebe? Gera valor nas milhares de notícias, artigos, informações, dados e mensagens que recebe o tempo todo? O que te impacta? Como te impacta? Indo mais adiante, você já se pegou lendo um texto enorme de um desconhecido, sem imagens e pouco pretensioso nesse universo das informações infinitas? O que ele tinha de bom? O tema? A pessoa que escreveu é alguém que te chama a atenção? Ou como a história foi contada? Posso afirmar que, na maioria das vezes, foi a forma como a história foi contada. E uma história bem contada é a arte de uma comunicação efetiva.

Os marqueteiros tem um nome chique e em inglês para isso: storytelling. Que na tradução para o português é uma narrativa. No ponto de vista do marketing, o storytelling serve para contar uma história envolvente, usando recursos visuais ou audiovisuais para fisgar clientes, sem que eles percebam que estão sendo atraídos, usando uma linguagem indireta e muito persuasiva. Muitos consultores usam também essa narrativa, para organizar o processo de comunicação e é nessa parte que eu acredito que existe uma arte.

Uma arte que Walt Disney deixou de legado para nós. Ele revolucionou a forma de se contar uma história, saindo dos seus livros de contos infantis e projetando sua empresa que, até hoje, é uma fábrica de sonhos. Com isso, fica a dica de que não adianta você estar em todas as redes sociais, ter diversos veículos de comunicação se você não sabe contar para os seus públicos de interesse sobre o que você faz, quais são os seus diferenciais e como pode ajudar. Essa história tem que ter inicio, meio e fim. Tem que ser muito boa e tem que se destacar na multidão de posts, quadros, jornais, notícias que o mundo todo oferece.

Preocupe-se primeiro em arrumar a sua história. Coloque no papel tudo que é necessário dizer. Organize as suas informações, o que você é, onde você quer chegar ou como você pode ajudar. Não esqueça de quem irá ler! Priorize a forma de como o seu público irá receber as informações e conte uma boa história para eles, de acordo com o que ele vá entender.

Faça a arte acontecer e veja como é bom contar uma boa história.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

zipercomunicacao@gmail.com

+55 31 99928-0010 (Whatsapp)