Brand Persona: qual é a personalidade da sua marca?


Com a tecnologia em alta, as Redes Sociais se tornaram mais que redes de interação e vendas, elas são porta-vozes das empresas. Nelas, sua marca precisa gerar identidade seja informando, divulgando ou interagindo e criando mais conexões com um público que está cada vez mais antenado e exigente. Para te auxiliar nessa ponte entre a marca e o público você pode criar uma Brand Persona.

A Brand Persona é um personagem criado (exatamente como uma pessoa real, com sentimentos, idéias e emoções), para representar a sua marca nas redes sociais, tornando a interação com o seu público-alvo mais natural ou até mais humana. Com ela, você terá um grande auxílio para reforçar a identidade da sua marca, os seus valores e também divulgando seus produtos/serviços. Além disso, você cria mais leveza na forma de comunicar com o seu público, podendo atraí-lo cada vez mais.

Mas, antes de qualquer coisa, é preciso saber criar uma boa “personalidade” para sua Brand Persona. Afinal, ela é a porta-voz da sua empresa e precisa ter um tom de comunicação adequado para o seu público.

Como construir uma Brand Persona?

1 – Construa a sua história: Coloque no papel qual é a história da sua marca, quais são os valores, o que entregam e a quem se destina.

2 – Entenda o público: quem são as pessoas/empresas que interagem com a sua marca nas redes sociais? Como eles interagem? Eles procuram informações? Curiosidades? Descontos? Formas de contato?

3 - Reflita sobre a sua necessidade de interação: porque é necessário a sua marca conversar diretamente com o público? Ela precisa informar? Gerar engajamento? Vender? Gerar valor?

4 – Entenda o tom da comunicação: sua marca precisa ser séria? Engraçada? Descontraída? Animada? Ponderada?

5 – Crie o personagem: Com as respostas acima, crie uma “pessoa” para a sua marca. Dê um nome, uma idade, o que gosta de fazer, uma personalidade e como ela irá se comunicar. Seja muito específico e detalhista. Afinal, o profissional que irá trabalhar com a sua Brand Persona precisa colocar todas essas características nas postagens e interações com o público. Sendo em um momento rotineiro ou em uma situação de crise.

Uma última dica: dê a sua Brand Persona um diálogo mais natural possível, gerando emoção na forma de comunicar. Seja transparente, presente a todo momento e muito correto com o seu público. Assim, você conseguirá conectar-se a ele, gerando engajamento, fidelização e até um admirador da sua marca. Em um mercado tão competitivo, ter um bom relacionamento com o público é algo muito precioso e também delicado.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

zipercomunicacao@gmail.com

+55 31 99928-0010 (Whatsapp)